É notável o quão competitivo o mercado de trabalho está hoje. Isso porque, além da graduação e experiência que o candidato deve mostrar, cursos e outras especializações são muito importantes no currículo. Um exemplo disso são com as línguas estrangeiras.
Atualmente isso é requisitado em grande parte das candidaturas, sendo um pré-requisito para a sua contratação. Claro que em algumas isso não é exigido, mas falar um segundo idioma é um bom diferencial no currículo.
Mas será que ser fluente em mais um língua ainda é importante no mercado de trabalho? E como as empresas fazem a avaliação da fluência dos possíveis contratantes para o trabalho? Veja tudo isso no texto que realizamos para você!
Maiores oportunidades
Quando você é fluente em mais um língua, a sua capacidade de comunicação com clientes ao redor do mundo aumenta. E quem faz isso está sempre um passo à frente dos funcionários que não falam mais de uma língua. Além de maiores oportunidades, pessoas que tem o domínio em mais de duas línguas também conseguem alcançar maiores salários.
Atualmente, existem diversas formas de aprender uma nova língua. Um exemplo disso são as plataformas digitais. Algumas delas têm a mesma qualidade de ensino que as aulas presenciais. Várias escola de francês estão optando pelo método a distância, facilitando o encontro com esta possibilidade. Especialistas dizem que para o Brasil se tornar uma potência, é necessário preparar nossos cidadãos para o mundo.
Qual língua estrangeira abre portas para o mercado de trabalho?
Nos dias de hoje, a língua inglesa é uma das chaves para o sucesso. Mas além do inglês e do espanhol, as duas línguas mais faladas do mundo, ser fluente em alemão é um grande diferencial em seu currículo.
Além de abrir portas no mercado de trabalho, aprender uma língua estrangeira auxilia você a se desenvolver em seu processo pessoal, profissional e também cultural. Hoje, no mercado de trabalho, ser fluente em mais de um idioma é pré-requisito de muitas empresas. E muitas vezes, possuir esse conhecimento, oferece a chance de um salário com mais de 70%.
O crescimento do mercado de trabalho está fazendo com que as pessoas busquem aprender um novo idioma. No próprio Brasil, por exemplo, saber outra língua é também sinônimo de sobreviver, já que nosso país está em desenvolvimento.
Com tantas formas de aprender um novo idioma, é quase inadmissível que as pessoas não tentem aprender uma nova língua, claro que existem exceções que você já deve imaginar. O acesso a internet leva as pessoas a realizarem, por exemplo, curso de francês de maneira mais acessível.
Como as empresas avaliam a fluência?
Nas empresas, cujo pré-requisito é ser fluente em outro idioma, existem várias formas de ser testado o seu conhecimento. Um exemplo disso ocorre em algumas organizações cujo avaliação dos candidatos ocorre através de uma prova de língua estrangeira exigida.
Além disso, existe a possibilidade de que a entrevista seja realizada na língua estrangeira, onde o profissional é avaliado ao todo, e não só em sua fluência na língua.
Independente de como ocorre a avaliação, é inegável a importância de saber uma língua estrangeira no mercado de trabalho. Ainda mais no Brasil, onde tudo é mais competitivo e cada mínimo detalhe conta no momento da contratação. Sem falar também da globalização que une os países, fazendo com que haja maiores relações internacionais.