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Plataforma de e-commerce ou criação de site próprio: o que vale mais a pena?

Plataforma de e-commerce ou criação de site próprio: o que vale mais a pena para sua loja virtual

A cada ano que passa é possível observar um grande aumento de novos empreendedores em diferentes tipos de segmentos. Para algumas pessoas, empreender é uma questão de necessidade por não conseguirem outra oportunidade no mercado de trabalho, enquanto para outras é a realização do sonho de ter o próprio negócio. 

Independentemente da razão que as levam a querer ser empreendedores, a questão é que novos negócios estão surgindo e os consumidores estão encontrando opções que realmente atendem às suas necessidades.

Mas onde estão os consumidores?

Se você tem o seu próprio negócio e não pensou na internet como resposta para a pergunta acima, então já temos que adiantar que você pode estar perdendo muitas vendas.

Para reverter essa situação, você precisa oferecer uma opção para que seus potenciais clientes encontrem sua marca e comprem seus produtos ou serviços. Você pode ter uma presença online para atingir consumidores através de uma plataforma de e-commerce pronta ou investindo no desenvolvimento de um e-commerce próprio.

Mas você sabe o que é melhor para a sua loja virtual?

Continue a leitura para saber quais são as principais diferenças entre site e e-commerce e descubra!

 

Diferenças de loja virtual em site próprio e em e e-commerce

A primeira coisa que você precisa entender muito bem é que o comportamento de compra dos consumidores mudou e os negócios precisaram se adaptar. Hoje, estima-se que existam mais de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico e esse número não para de crescer.

No entanto, no momento de criar uma loja virtual é muito importante ter atenção a diversos detalhes. O primeiro passo é escolher a opção que melhor vai atender a sua necessidade, podendo ser um site ou e-commerce.

Para te ajudar, veja abaixo algumas das principais diferenças entre as duas opções:

  •         O que é e como funciona um site:

A palavra site pode ser utilizada para diferentes tipos de páginas na internet, porém vamos falar sobre o site institucional, que funciona como um cartão de visita online. 

O mercado de criação de sites conta com alguns tipos de sites diferentes como blog, portal, e-commerce, catálogo digital, sites de busca, sites institucionais e outros. O site institucional é muito utilizado por empresas e por profissionais liberais ou autônomos, para fazerem a apresentação de seus produtos ou serviços.

Ele pode ser bem simples, porém é essencial que seja criado de acordo com a sua criação de persona e ofereça informações relevantes sobre o seu negócio e dos seus produtos ou serviços. Isso porque através dele também é possível realizar vendas.

Um site institucional pode ter diversas páginas como home, contato, sobre a empresa, produtos/serviços, blogs, entre outras. Porém, tenha muita atenção nos detalhes técnicos de sua criação, como por exemplo, a escolha da hospedagem de sites, que deve ser de qualidade e confiável. 

Quando se fala em vendas, essa opção é ideal se:

– Você vende apenas uma opção de produto/serviços;

– O seu negócio é pequeno e a venda online ainda não é o seu foco;

– Se o volume de vendas é pequeno e não é necessário ter um sistema de e-commerce para fazer o gerenciamento de clientes, pedidos, estoque, etc.;

Para você entender melhor, alguns tipos de vendas que podem ser realizadas através de um site são: venda de apenas um curso, aulas particulares e venda de artes.

Essas vendas podem ser realizadas através de chamadas para a ação, formulários, landing pages e até mesmo uma página para checkout – tudo dependerá do tipo de site que você tiver.  

 

  •         Como funciona um e-commerce:

 Assim como o site institucional, o e-commerce também é utilizado por empresas e profissionais que desejam apresentar o seu negócio, produtos e/ou serviços. No entanto, a principal diferença é que diferente do site institucional, essa opção é voltada para vendas na internet.

Ele também pode ter um design simples, porém deve ser muito intuitivo e simples de ser utilizado para que os clientes consigam encontrar tudo o que deseja e tomar ações de forma muito prática e rápida, como a finalização da compra, por exemplo.

A criação também deve ser de acordo com o perfil dos seus potenciais clientes e do seu nicho de atuação, principalmente quando falamos da página inicial (home), onde é fundamental ter atenção a detalhes, design e conteúdo, pois é a partir dessa página que os clientes vão decidir se seu negócio oferece ou não o que eles desejam.

Além disso, um e-commerce deve ser utilizado por empresas e profissionais que desejam vender mais de uma opção de produto ou serviço. Por esse motivo, ele possui um sistema de gerenciamento que inclui:

– Gestão de pedidos e clientes;

– Cadastro e descritivo de produtos/serviços;

– Meios de pagamento;

– Configuração de frete;

– Gerenciamento de estoque e muito mais!

 

E agora, qual opção de loja virtual escolher?

Agora que você já sabe as principais características de um site próprio e de um e-commerce, qual opção você vai escolher?

De uma forma geral, se você deseja vender apenas um tipo de produto ou serviço, um site próprio poderá te atender bem, mas caso você tenha um estoque de produtos ou tenha uma variedade de serviços, é indicado que você tenha um e-commerce para fazer toda a gestão necessária.

Também é importante deixar claro que independentemente da opção que você escolher, ela deve ser criada pensando em seu público-alvo para que assim você consiga atingir os objetivos que deseja. 

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