Blog Tecnologia

Dicas para tratar fotos no Lightroom

Você sabia que é possível tratar fotos no Lightroom? Essa é uma ótima opção para quem quer produzir retrato profissional com uso das câmeras do celular. Aliás, não é à toa que e ferramenta é utilizada por fotógrafos profissionais e amadores.

Com ela você pode alterar a cor das imagens, adicionar efeitos, melhorar a iluminação e até corrigir falhas na imagem. Ou seja, um editor completo e que pode ser usado diretamente no celular!

Outro fator importante é que ele é compatível tanto com os sistemas iOS quanto Android. Dessa maneira, qualquer pessoa com um smartphone pode usá-lo e deixar as fotos ainda mais bonitas.

Começando no Lightroom

Tratar fotos no Lightroom é um processo bastante simples e até mesmo intuitivo. Essa é uma forma de dar um toque final e especial nas imagens, sejam elas de fotografia de alimentos, de produto ou de pessoas.

Caso você esteja iniciando no mundo da edição de fotos, não se preocupe. Hoje trouxemos dicas especiais que vão ajudar você a dar os passos iniciais e logo ter em mãos fotos surpreendentes!

Primeiramente, então, é preciso fazer o download e a instalação do aplicativo. Após, para começar a tratar fotos no Ligheroom, é preciso logar no app. Caso seja o primeiro acesso, faça o login com uma conta Apple, Google ou Facebook.

Para adicionar uma foto e editá-la, clique no ícone de paisagem, em azul. Além disso, você pode criar as fotos a partir do próprio app. A partir daí você tem em mãos a imagem e pode iniciar a edição.

Vantagens de tratar fotos no Lightroom

Antes de vermos as possibilidades que você tem ao usar o Lightroom para editar suas fotos, veremos os benefícios de apostar nesse aplicativo. Veja:

  • Uso no celular (iOS e Android), evitando a transferência de fotos para o computador;
  • Capte imagens com o próprio aplicativo;
  • Uso gratuito;
  • Aplicativo seguro;
  • Inúmeras funções, sendo algumas delas automáticas;
  • Intuitivo e de fácil uso;
  • Salva cópias das imagens originais, evitando perdas;
  • Desfaça as alterações em um clique, tendo sempre todo o controle sobre a imagem editada.

Funções do aplicativo

Ao tratar fotos no Lightroom você encontra diversas opções. Por exemplo, a primeira página de edição já permite que você controle e altere a luz e a cor. Nessa hipótese cada uma das opções possui uma barra horizontal para diminuir ou aumentar o efeito.

Por outro lado, também é possível usar efeitos que dêem profundidade, cortar fotos e alterar o efeito de fundo. Aliás, considere, por exemplo, que você sempre use um efeito preto e branco ou sépia. Você pode salvá-los no seu perfil e, com isso, ter acesso rápido às opções.

Ainda, para tratar fotos no Lightroom você garante a possibilidade de desfazer algum tipo de alteração, mantendo também uma cópia da imagem original. Outra possibilidade é apagar parte do efeito ou da alteração, mantendo-a parcialmente.

Igualmente, quando você ainda não sabe o que quer alterar ou como a foto poderia ficar melhor, não deixe de usar o recurso “Auto”. Ele faz ajustes básicos às fotos e as deixa melhor, embora  geralmente deixe espaço para outras melhorias.

A edição de luz também não poderia ficar de fora da nossa lista de possibilidades. Mas e por que ela é um destaque, uma vez que outros aplicativos têm essa função? Porque você pode alterar separadamente os elementos de sombra e de luz.

Isso, então, permite outras alterações e que você crie fotos completamente diferentes e originais. Portanto, considere  começar a tratar fotos no Lightroom, que não exige transferência das imagens ao computador e dá ar profissional às fotografias!

Você também pode gostar...