Blog

Aposentadoria INSS: Entenda os motivos para o pedido de revisão

O Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) permite que o segurado consiga solicitar a revisão da aposentadoria quando esse cidadão deseja que o seu benefício previdenciário seja elevado.

O objetivo da revisão é que o instituto reveja o ato da concessão do benefício.

Há o prazo de dez anos após a realização do primeiro pagamento da aposentadoria ou da pensão para que o segurado possa realizar a solicitação junto ao INSS.

Durante toda a história do INSS foram diversos os casos onde foi solicitada a revisão da aposentadoria, e em alguns cenários o resultado foi positivo para o requerente, contudo, há também os casos em que o resultado é negativo.

Ficou interessado em saber mais sobre esse tópico? Então acompanhe esse artigo atentamente até o final.

Pontos sobre a revisão da aposentadoria que precisam ser debatidos

Primeiramente é necessário entender porque o pedido de revisão da aposentadoria surge, afinal, em que cenário isso acaba se tornando realidade?

Pense nos pontos a seguir:

  • Juristas não especialistas e especialistas na área previdenciária podem confundir e não entrar em consenso em algumas regras previdenciárias;
  • As regras em relação ao Direito Previdenciário sofrem alterações a todo momento, principalmente em caso de crise econômica, como ocorre no Brasil atualmente;
  • É comum, infelizmente, que os cálculos previdenciários sejam realizados de forma incorreta.

Junte todas essas questões e isso pode significar que a revisão da aposentadoria acabe sendo necessária. Veja mais neste link.

Agora que você entende algumas das possíveis razões que fazem a revisão da aposentadoria ser solicitada, leia o tópico abaixo e entenda a importância da carta de solicitação da revisão.

A cartinha com o seu pedido de solicitação da revisão da aposentadoria: será que é necessário mesmo?

Sim, é extremamente necessário, esta é importante pelo fato de ser através dela que a pessoa assegurada irá informar os motivos que a levaram a solicitar a revisão da aposentadoria na plataforma Meu INSS.

Todas as razões poderão ser expostas em uma carta, que poderá ser escrita pelo seu próprio punho e que deverá ser enviada pela internet.

Há duas formas de enviar essa carta, gerando um PDF ou tirar uma foto e enviá-la, o procedimento é bem simples, certo?

 

Gostou de mais um dos nossos artigos? Já sabe se vai pedir a revisão do seu benefício do INSS? Não se preocupe, execute o passo a passo de solicitação revisão da aposentadoria na plataforma Meu INSS corretamente que tudo dará certo.

 

Você também pode gostar...