Conseguir seu primeiro trabalho de Marketing Digital básico pode parecer um desafio assustador, especialmente quando você não tem nenhuma experiência profissional.
Ao navegar em fóruns, sites de notícias e postagens no LinkedIn, você verá pessoas reclamando sobre como os candidatos sem experiência estão em desvantagem neste mercado de trabalho competitivo.
“Você não pode conseguir um emprego sem experiência e não pode obter experiência sem um emprego.” Simplesmente não é esse o caso. Há muitas pessoas por aí conseguindo ótimos empregos em empresas de primeira linha com muito pouca experiência “oficial”.
O que é ótimo no setor de marketing digital é o ritmo acelerado das mudança. Startups,, empresas de SaaS e agências digitais estão surgindo todos os dias, mudando a maneira como fazemos negócios e interrompendo as carreiras tradicionais (e a necessidade de diplomas universitários avançados).
A falta de qualificação em marketing digital é real.
Até 2020, haverá 150.000 empregos digitais e não haverá profissionais suficientes para preenchê-los.
Aqui está outro segredo: você pode aprender essas habilidades de Marketing digital sem a necessidade de um diploma universitário caro.
Pense nisso.
As faculdades estão cobrindo coisas como otimização de mecanismo de busca (SEO)? Compra de anúncios programáticos? Como executar campanhas efetivas de pesquisa paga? Otimização da taxa de conversão? Aproveitando o marketing de influenciadores?
Não, não estão, mas uma carreira em um desses campos pode render um emprego de seis dígitos com apenas alguns anos de experiência.
Então, como você coloca o pé na porta sem experiência formal?
Como você aprende o suficiente para conseguir um emprego de marketing digital de nível básico para poder começar a subir a escada corporativa? Bem, em 2013 eu fiz exatamente isso e descrevi as etapas abaixo para que você também possa.
“85% do seu sucesso financeiro é devido à sua personalidade e capacidade de se comunicar, negociar e liderar. Surpreendentemente, apenas 15% é devido ao conhecimento técnico. “
– Instituto de Tecnologia Carnegie
Aqui estão sete maneiras de conseguir seu primeiro trabalho de marketing digital sem experiência formal.
1. Confie nas suas habilidades de marketing digital
Ao iniciar sua carreira profissional, você pode olhar em volta e comparar-se com seus colegas – outros com mais experiência que você, melhores notas, mais estágios, mais conexões – e pode se sentir desencorajado.
Não caia nessa armadilha. Comece com uma mentalidade de abundância, percebendo que existem milhares de oportunidades disponíveis para serem aproveitadas. O primeiro passo é ficar confiante.
A experiência profissional, as notas da faculdade e os estágios extravagantes não se comparam ao poder de sua personalidade e habilidades de comunicação.
Sim, as empresas buscam habilidades difíceis e conhecimentos específicos aprendidos por meio de treinamento, mas as habilidades leves são ainda mais importantes.
De fato, as sete principais características do sucesso no Google são todas as habilidades sociais : ser um bom instrutor; comunicar e ouvir bem; possuir percepções sobre os outros (incluindo aqueles com diferentes valores e pontos de vista); ter empatia e apoiar os colegas de trabalho; ser um bom pensador crítico e solucionador de problemas; e poder fazer conexões através de idéias complexas.
Depois de conversar com dezenas de recrutadores de Marketing digital ao longo dos anos, cheguei a uma conclusão básica sobre as duas coisas fundamentais que os gerentes de contratação desejam saber antes de enviar uma oferta de emprego:
- Você é uma boa pessoa.
2.Você pode fazer o trabalho.
É simples assim.
Desde que você seja persuasivo, desenvolva um relacionamento com seus entrevistadores e tenha um currículo meio decente, você pode literalmente conseguir qualquer emprego de nível básico que desejar.
E mais boas notícias, não há limite para o número de entrevistas que você pode obter. Você pode tentar, tentar e tentar novamente, e a primeira chave para o sucesso é a confiança.
2. Escolha sua carreira profissional em marketing digital
Então você decidiu que quer começar uma carreira em marketing digital. Antes de seguir esse caminho, você precisa saber exatamente o que você quer da sua carreira, fazendo uma série de perguntas:
- O que eu gosto de fazer?
- Em que sou realmente bom?
- Estou melhor trabalhando sozinho ou colaborando com outras pessoas?
- Quais habilidades e pontos fortes eu tenho atualmente?
- Sou mais criativo ou mais analítico?
Existem várias modalidades diferentes de marketing digital, cada uma com sua própria carreira.
Embora você não possa se dar ao luxo de ser muito exigente ao se candidatar ao seu primeiro emprego, combinar os interesses e pontos fortes atuais a uma disciplina de Marketing digital que você gosta será o mais gratificante.
Um trabalho comum em Marketing digital é o especialista em Marketing digital, que é uma pessoa que ajuda na otimização de mecanismos de busca (SEO), pesquisa paga, marketing de conteúdo, otimização de taxas de conversão, marketing de mídia social e muito mais.
Essas funções são multifacetadas e você precisará de experiência em várias disciplinas para ter sucesso. Aceitar esse papel é uma maneira fantástica de começar sua carreira; ele vai acelerar seu aprendizado prático e o crescimento de sua carreira.
Embora o papel seja multifacetado, você deve se concentrar em 2 a 3 modalidades altamente especializadas para contar uma história em seu currículo e aumentar seus ganhos potenciais.
Abaixo, listei algumas das habilidades de marketing digital mais solicitadas e as ferramentas associadas para que você aprenda a dominá-las..
Pesquise detalhadamente cada modalidade no Google e decida quais opções parecem mais interessantes para você.
Marketing de conteúdo – WordPress, plug-in Yoast SEO,
Análise digital – Google Analytics, Adobe Analytics, Optimizely
Otimização para mecanismos de busca (SEO) – Moz, Ahrefs, SEM Rush, Google Search Console
Marketing nos mecanismos de pesquisa (SEM) – Google AdWords, Bing Ads
Otimização da taxa de conversão (CRO) – Otimizamente, Gerenciador de tags do Google, Craft
Marketing de mídia social – Facebook Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads, Hootsuite
Marketing de afiliados – CJ by Conversant, Impact Radius
Automação de Marketing – Marketo, Pardot, Bronto,
Email Marketing – Mailchimp, Constant Contact, AWeber
Desenvolvimento Web – WordPress, Magento, Joomla, Drupal
Gerenciamento de projetos – JIRA, Basecamp, Timeforce, Trello
Além desta lista, não se esqueça dos bons e antigos Microsoft Excel, Outlook, PowerPoint e Word. Eles ainda são cruciais para qualquer trabalho de marketing digital e são usados diariamente.
3. Aprenda o básico com cursos de marketing digital
Depois de decidir sobre algumas áreas que gostaria de adicionar ao seu currículo, é hora de começar a aprender!
O melhor do marketing digital é que existem tantos cursos diferentes de certificação gratuita que você pode cursar com um ótimo currículo. Além de todos os cursos de certificação gratuitos, existem mais de 55.000 cursos de marketing na Udemy, 2.000 no Coursera e 6.200 no LinkedIn Learning.
Abaixo, listei meus cursos favoritos os quais você deve fazer para melhorar suas habilidades de marketing digital (atualizado em outubro de 2018). Observe que participei de todos esses cursos, recomendo-os totalmente, muitos deles me ajudaram a conseguir meu primeiro emprego em marketing digital.
- Google Academy for Ads (certificação gratuita) . Este é o curso nº 1 que me ajudou a conseguir meu primeiro emprego em 2013. Com o treinamento gratuito do Google, você aprenderá tudo sobre publicidade paga por clique nas redes de Pesquisa, Display e Compras do Google AdWords.
Além disso, você recebe um certificado legítimo que pode adicionar ao seu perfil e currículo do LinkedIn. Nota: Muitos trabalhos de marketing digital de nível inicial exigirão essa certificação.
- Google Analytics Academy (certificação gratuita) . Nem pense em se candidatar a um trabalho de marketing digital sem um forte entendimento do Google Analytics. Este treinamento gratuito ensina a iniciantes e usuários experientes como aumentar a presença on-line por meio de ferramentas inteligentes de rastreamento de dados e análise da web.
A análise de dados está no coração do marketing digital; você não pode tomar decisões sem entender o comportamento do usuário. Este curso é obrigatório.
- HubSpot Inbound Marketing (certificação gratuita) . Este curso gratuito aborda os conceitos básicos do marketing de entrada – atrair clientes, atrair leads, criar páginas de destino atraentes, escrever frases chamarizes fortes e aumentar o público-alvo.
Este curso deve ser obrigatório para todos os profissionais de marketing digital.
- Credenciamento do Bing Ads (certificação gratuita) . Esse mecanismo de pesquisa muitas vezes esquecido (mas altamente importante) também oferece um curso de certificação gratuito.
Semelhante ao Google AdWords em sua interface e implementação, o Bing Ads é uma ótima ferramenta para se familiarizar e ajudará você a se destacar do pacote ao se candidatar a funções de marketing em mecanismos de pesquisa.
- Blueprint do Facebook (gratuito, mas com certificação paga). Este curso oferece proficiência de nível avançado em anúncios no Facebook e Instagram.
É essencial se você deseja entrar no marketing de mídia social, aprender o Power Editor e expandir negócios através do Facebook e Instagram.
- Academia Hootsuite (certificação gratuita) . Com o Hootsuite, você pode obter certificações de mídia social reconhecidas pelo setor que o ajudarão a se destacar da multidão ao se candidatar a empregos em marketing de mídia social.
Você aprenderá como envolver um público da mídia social, automatizar postagens, colaborar no conteúdo e melhorar a presença online da sua empresa.
Esta não é uma lista exaustiva, de forma alguma, mas, ao trabalhar nesses cursos, você pode obter seis certificações profissionais de marketing digital para seu currículo e impressionar o próximo gerente de contratação.
O principal motivo pelo qual fui contratado para o meu trabalho de marketing digital de nível básico não foi por causa da minha experiência profissional, mas por ter sido certificado no Google AdWords, Google Analytics, Bing Ads, Hubspot e Facebook Ads.
4. Inicie o Marketing Digital como Freelancer
Antes de se candidatar ao seu primeiro trabalho profissional de Marketing digital, é uma boa ideia testar seu novo conhecimento e começar um trabalho prático.
Como você está apenas começando, não deve se concentrar em ganhar dinheiro, mas em ajudar as pessoas a aumentar sua presença online e ganhar uma experiência valiosa para criar seu portfólio.
Você conhece algum pequeno empresário que possa ajudar? A maioria das pequenas e médias empresas não é muito versada em marketing digital e pode se beneficiar muito com seus novos conhecimentos.
Talvez um velho amigo seja dono de um restaurante local e não tenha presença nas mídias sociais. Configure-os com os Anúncios do Facebook.
Ou talvez um membro da família seja dono de uma barbearia, mas não pode ser encontrado no Google. Use suas novas ferramentas de SEO para ajudá-las. Talvez você receba um jantar ou um corte de cabelo grátis.
De qualquer maneira, se você estiver acompanhando o ROI e usando estratégias sólidas, estará ajudando as empresas locais, construindo seu portfólio de Marketing digital e aprendendo habilidades valiosas.
Depois que algum tempo se passa e você tem todo mundo na rua e a mãe deles perguntando sobre seus serviços, você está pronto para começar a ser pago por seus esforços.
Entre em sites trabalhos freelancers e crie uma conta.
Primeiro, preencha seu novo perfil com o portfólio de trabalhos que você fez de maneira tão incrível de graça. Este conteúdo aumentará sua credibilidade e levará a mais interesse em seu trabalho. Segundo, defina suas taxas de freelancer para ser competitivo com o mercado.
Mostre as plataformas nas quais você é proficiente, como Google AdWords ou Analytics.
Por fim, aprimore sua marca pessoal, conecte-se a outros freelancers e entre em contato com aqueles que procuram ajuda em iniciar com o Marketing digital. Depois de conseguir alguns contratos, você terá ainda mais trabalho para adicionar ao seu portfólio.
Tente trabalhar com marcas e empresas fortes que você pode adicionar ao seu currículo. Esta não é uma experiência profissional “oficial”, mas é basicamente tão boa quanto. Essa é a grande coisa do Marketing digital – se você pode mostrar resultados, seu histórico não significa nada.
Depois de ter alguma experiência freelancer, adicione as empresas incríveis para as quais você trabalhou como freelancer em seu portfólio, currículo e perfil do LinkedIn. Ok, você está pronto.
Agora você tem experiência suficiente para conseguir seu primeiro trabalho de marketing digital “oficial”.
5. Prepare-se para sua primeira entrevista de Marketing digital
Depois de iniciar seus cursos de Marketing digital, ajudar suas conexões a criar uma presença on-line e começar como freelancer, agora você está pronto para as grandes competições.
É hora de se preparar para sua primeira entrevista de Marketing digital.
Ben Franklin disse: “Se você falhar em planejar, você planeja falhar”.
A entrevista tem tudo a ver com planejamento antecipado. Quanto mais confortável você estiver com você, sua experiência e suas novas habilidades de Marketing digital, maiores serão suas chances de conseguir esse emprego.
Aqui estão algumas dicas para você ter sucesso em sua primeira entrevista de emprego em Marketing digital:
- Mergulhe fundo na empresa . Você deve entender completamente a história da empresa, o CEO e a equipe executiva, os principais valores e a situação financeira atual para mostrar que você fez sua lição de casa.
Acrescente pontos se você olhar para a estratégia de marketing digital deles e encontrar soluções práticas que você empregaria no primeiro dia.
- Combine seu currículo com a função . Seu currículo deve ser visto como um documento vivo e respiratório. Seus principais pontos e experiência devem ser alterados para maximizar o impacto na função atual à qual você está se candidatando.
Isso não é o mesmo que mentir; é apenas adicionar verdades seletivas para se destacar.
- Prepare-se com perguntas situacionais . Estas são as perguntas clássicas “fale-me sobre uma época em que” e “o que você faria se”.
Certifique-se de anotá-las e praticar, porque elas servem para te derrubar. Muitas fracassam nessas questões e você realmente se destacará se acertar as respostas. Você pode empregar a técnica STAR para transmitir a um gerente de contratação a Situação , Tarefa , Ação e Resultado que ocorreram para garantir que você mostre seu valor e seja um pensador rápido.
Esteja preparado para uma avaliação de Marketing digital . Meu primeiro trabalho de nível básico exigia que eu fizesse uma avaliação interativa.
As instruções foram fornecidas em formato PDF e eu tive que: configurar uma campanha PPC com organização de grupo de anúncios e palavra-chave adequada, editar HTML e CSS em uma página de destino e configurar algumas contas nas Ferramentas do Google para webmasters (agora Google Search Console) .
Essas avaliações são bastante comuns e uma grande coisa sobre elas é que você tem tempo para concluí-las por conta própria (geralmente de 2 a 7 dias) e, se você não consegue entender alguma coisa, basta pesquisar no Google (como na vida real).
6. Negociando seu salário básico
Então, digamos que você arrasa na entrevista e a empresa volte com uma oferta: uma função assalariada, em tempo integral e folga remunerada.
Seus olhos brilham de emoção quando você finalmente conseguiu seu primeiro emprego em Marketing digital. Seus sonhos estão se tornando realidade! Você já está planejando quais fotos adicionar à sua mesa, almoçando com seu chefe, mapeando as direções para o escritório, o que vai vestir no seu primeiro dia.
Espere só um segundo.
O maior erro que você pode cometer é aceitar a oferta inicial para o seu trabalho básico.
Claro, é incrível que uma empresa queira você, e essa pode ser a primeira vez que você recebe uma oferta formal, mas você precisa deixar a emoção diminuir e chegar aos negócios reais.
A primeira oferta nunca é a melhor oferta. Repita comigo: a primeira oferta nunca é a melhor.
No meu primeiro trabalho de marketing digital, aceitei uma oferta inicial, quando poderia facilmente obter um valor bem maior.
Depois de pular por algumas empresas ao longo dos anos, agora ganho mais que o dobro, mas, olhando para trás, poderia ter acelerado minha carreira mais rapidamente com algumas negociações simples.
Colocar o pé na porta e ganhar experiência é o fator número um, mas o seu primeiro salário estabelece as bases para os próximos anos, portanto, certifique-se de conhecer o seu valor.
Use uma ferramenta de estimativa de salário como o Salário do LinkedIn para ver o que as empresas estão pagando por cargos como o seu em sua cidade atual.
Siga estas dicas de negociação salarial e você estará lucrando mais desde o início de sua carreira em Marketing digital.
7. É hora de colocar no trabalho de marketing digital
Se você seguiu estas etapas, você venceu! Você conseguiu seu primeiro emprego em marketing digital e agora está em posição de criar seu próprio destino.
Para recapitular: sem nenhuma experiência formal, você acabou de aprender por si mesmo Marketing digital. Você começou fazendo cursos gratuitos de certificação online e depois adquirindo experiência trabalhando com contatos pessoais.
Em seguida, você trabalhou como freelancer em algum site e começou a ganhar dinheiro de verdade.
Por fim, você alavancou sua experiência como freelancer em seu primeiro emprego em período integral.
Aqui é onde fica emocionado.
Com essa experiência de nível básico, tudo o que você precisa fazer é dar alguns saltos estratégicos para novas posições e obter o ótimo salário que sempre desejou (em apenas 2-3 anos sem educação formal, estágios ou conexões necessárias).
Sem mencionar que, você vai acelerar seu aprendizado, obter uma experiência prática inestimável e terá contato com outras pessoas do seu setor.
Então, o que está te impedindo?