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Como limpar a válvula EGR

Certamente você já ouviu isso em mais de uma ocasião. A válvula EGR está presente em todos os carros que trabalham com motor a combustão, o que explica porque a sigla EGR significa Exhaust Gas Recirculation.

Além de sua definição, sobre a qual falaremos detalhadamente a seguir, deve-se dizer que deve ser mantido em boas condições, pois geralmente é a causa de uma das avarias mais comuns nas oficinas de todo o mundo.

O que é a válvula EGR?

A válvula EGR tem uma missão bastante clara: reduzir as altas temperaturas que ocorrem na câmara de combustão. Além disso, também é responsável por contribuir para a diminuição dos óxidos de nitrogênio (NOx), razão pela qual é uma das partes mais bem avaliadas durante o ITV.

O seu objetivo é alcançado através da recirculação dos gases de escape para a admissão . Em outras palavras, possibilita que a fumaça gerada pela combustão do motor acabe nos cilindros. Quanto menos ar com oxigênio entra, a explosão diminui seu poder e isso permite que menos gases sejam gerados.

Vários sensores são responsáveis ​​por iniciar o sinal de abertura e fechamento da válvula com base em uma série de dados coletados tanto do motor quanto da aceleração. O módulo ECU se encarrega de analisá-los e faz com que a válvula faça uma coisa ou outra.

Como é feita a limpeza da válvula EGR?

Para limpar a válvula EGR você deve primeiro saber onde ela está. A resposta deve ser encontrada entre o coletor de admissão e o coletor de escape, pois atua como o elo entre as duas partes. Dito isso, e para não ter avarias ou problemas ao passar o ITV, você pode limpá-lo desinstalando-o e borrifando-o com um limpador especial para remover todos os resíduos. Claro, você deve saber que não é uma solução para a vida toda, pois depois de dois ou três anos é muito provável que você seja forçado a mudá-lo.

Para finalizar, comente que a válvula EGR fica suja por causa da criação de fuligem , algo que tem sua explicação na queda da temperatura dos gases de escape. Este último é bom para o meio ambiente porque a emissão de óxido de nitrogênio é reduzida, mas infelizmente a fuligem se acumula na válvula EGR e pode causar problemas.

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