Finanças

5 dicas para aumentar sua renda com venda de fotos

Você descobriu a arte da fotografia e desenvolveu habilidades e agora está procurando maneiras de ganhar dinheiro através da fotografia profissional?

Neste artigo iremos trazer dicas atualizadas em 2022 para aumentar sua renda a partir da venda de fotos profissionais

Iremos abordar maneiras pouco conhecidas para se encontrar trabalho, como, por exemplo, fotografia de alimentos, de eventos pequenos, entre outros.

Se interessou? Continue lendo e descubra como ganhar dinheiro com fotografia.

Veja aumentar sua renda vendendo fotos

Muitos fotógrafos têm trabalhos incríveis, mas pouca procura, e não sabem o que fazer para conseguir aumentar seus lucros e melhorar sua renda. 

O mercado é cheio de oportunidades, porém é preciso saber encontrá-las, já que com a popularização da Internet, a concorrência é grande e as formas para obter mais clientes também. 

Por isso, é necessário entender como é possível aumentar sua renda! Veja as dicas que separamos a seguir!

  • Fotografias para restaurantes

Com a pandemia, diversos restaurantes passaram a atender seus clientes através de serviço de delivery.

Um dos pontos mais importantes quando falamos em fotografia para restaurantes e lanchonetes é o sentimento que a comida vai despertar em quem está em busca de opções. 

Lembre-se do dito: “comemos com os olhos”, e esse o objetivo deste tipo de fotografia. 

Por isso, tais empresas necessitam de fotografia de alimentos e pratos de seus restaurantes para divulgação nos mecanismos eletrônicos de delivery, bem como para ilustrar sus próprias redes sociais.

Por isso, seja para menu online, marketing, ou mídias sociais, existem diversas maneiras pelas quais você pode trabalhar com restaurantes locais e construir seu portfólio e ganhar dinheiro a partir da venda de fotos.

  • Monetização de blogs e posts

Quando falamos em monetização, existe duas vertentes que podem ser exploradas no universo da fotografia. A primeira,  é quando uma determinada marca te paga para fazer uma resenha de um determinado produto.

Já a segunda, é quando a monetização acontece através de links afiliados nos quais você irá receber uma comissão ao vender um determinado produto.

Assim, você tira uma fotografia de alimentos, posta no seu blog e recebe uma comissão por isso todas as vezes que aquele produto for vendido.

  • Licenciar suas imagens

É uma ótima maneira de obter renda passiva. Digamos que você já tem seu trabalho pronto, fotografados e produzidos.

Se você tem um bom banco de dados de fotografias de alimentos, pessoas, lugares e coisas, torna-se possível obter renda passiva através do licenciamento, mesmo sem a efetiva venda de fotos.

É possível licenciar as imagens facilmente através do Pinterest, o que dispensa serviços terceirizados e gastos desnecessários.

Também existem plataformas próprias para este fim, que permitem que seu trabalho tenha mais visualização, mas requerem o pagamento de uma determinada taxa.

  • Criação de conteúdo

Essa é outra maneira de se obter renda através da venda de fotos indireta. Se você tem um site ou canal em alguma mídia social que chamem a atenção e tenha diferencial, existe grande chance de você ser contratado no futuro para criar conteúdo.

Seja um blog de series, de receitas, design ou fotos de alimentos, é possível ganhar dinheiro através da criação de conteúdo.

E no caso da fotografia, um blog que seja direcionado para fotografia, que pode ser sobre seus mais recentes trabalhos, como um portfólio mas dando dicas e contando segredos, ou como um blog informacional, para todos os apaixonados pelo segmento.

Assim, vale a pena demonstrar sua eficiência na hora de criar conteúdos e postar seus trabalhos online, pois assim é possível atrair clientes que sejam interessados neste tipo de serviço.

  • Ministrar workshops

Essa atividade é voltada para o profissional que já possua determinada experiência na fotografia e se apresenta como uma alternativa diferente da venda de fotos para ganhar dinheiro como fotógrafo profissional.

Em workshops você irá ministrar cursos para fotógrafos menos experientes, relatando as melhores técnicas, dicas inéditas e também suas experiências profissionais que possam ser úteis para aqueles que ainda estão começando.

Quanto você vai ganhar e quanto você vai cobrar no ingresso depende muito da quantidade de pessoas que irão comparecer ao evento, e, é claro, da sua reputação na indústria.

Se você não é muito conhecido, sempre existe a possibilidade de fazer um time com alguém que seja.

Talvez você seja bom em logística e organização de eventos, enquanto seu parceiro seja o principal foco de venda do workshop.

Conclusão

A fotografia é um campo muito amplo e que permite ganhos de inúmeras formas, desde dos modelos tradicionais de trabalho, como fotografia de eventos, festas e comemorações, quanto no ambiente online!

Assim, ter uma mentalidade de estar aberto a novas possibilidades é essencial para ganhar dinheiro como fotógrafo profissional.

Neste artigo trouxemos dicas para aumentar sua renda a partir da fotografia. Tem mais alguma ideia? Que tal deixar nos comentários?

 

Você também pode gostar...