Tecnologia

Criar site: 4 dicas para criar o seu de graça

Criar sites é um processo que exige a aplicação das técnicas e habilidades corretas. Além disso, é essencial utilizar as estratégias de Marketing Digital para alcançar o sucesso com a sua página na internet. 

 

Atualmente, com o constante avanço da tecnologia, cada dia mais consumidores optam por realizar suas compras pela internet. Além disso, os usuários buscam informações sobre os produtos e serviços antes de investir, encontrando a melhor alternativa. 

 

Ou seja, fazer site para a sua empresa não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. Caso tenha interesse em ingressar neste universo repleto de vantagens, veja dicas de como criar sites gratuitamente! 

Dicas para criar sites gratuitamente

Atualmente, com o constante avanço da tecnologia, cada dia mais empreendedores veem a necessidade de criar sites para a sua marca. A tendência é que os consumidores busquem pelos serviços ou produtos na internet antes de investir seu dinheiro.

 

Por esse motivo, muitos se perguntam sobre o passo a passo para a criação de sites de sucesso. Afinal, para garantir bons resultados com a sua página na internet, é necessário aplicar as técnicas e habilidades corretamente. 

 

Uma boa estratégia consiste em criar e compartilhar conteúdos de qualidade com os usuários. E, quando esse método é seguido ao criar sites, acaba gerando um interesse genuíno para a sua marca. 

 

Quando você gera interesse genuíno em sua marca, as vantagens para o seu site são infinitas. Ou seja, o seu site funciona como uma ferramenta para alcançar diferentes objetivos, como se tornar uma autoridade no mercado. 

 

Além disso, o site auxilia o seu potencial cliente na jornada de compra, gerando mais oportunidades para o seu negócio. Mas para alcançar todas essas vantagens, é necessário investir nas estratégias corretas ao criar sites. 

1. Planeje a produção de seu conteúdo

Assim que você estiver planejando como criar sites, é o momento de pensar na seguinte pergunta: qual o estilo de conteúdo que você pretende produtos? Em linhas gerais, o seu planejamento deve levar em consideração três fatores. 

 

  • Objetivo: O seu objetivo é gerar engajamento ou informar os usuários. Além disso, que tipo de atitude você quer que o seu leitor tenha ao finalizar a leitura de seu conteúdo. 

 

  • Persona: É importante definir quais são os tipos de dúvida que o seu público-alvo possui. Além disso, qual o tipo de consulta que a sua persona realiza no Google? Também é importante definir o estilo de conteúdo que ela tem interesse em consumir. 

 

  • Posicionamento: Quais são os seus objetivos? Gerar buzz para a sua página ou educar sobre o mercado? Enfim, é importante definir se o seu conteúdo vai ser polêmico ou imparcial. 

 

Após definir todos esses elementos, o próximo passo é conferir as principais ferramentas para criar sites. Lembre-se de conferir o passo a passo para utilizar as plataformas disponíveis, principalmente para evitar erros durante o uso. 

2. Planeje toda a sua estratégia

Ao criar sites, é importante documentar todas as etapas. Afinal, a organização é essencial para que tudo seja feito com clareza, além de acompanhar todas as ações e mensurar os resultados que são obtidos. 

 

Quando você documenta todas essas etapas, fica ainda mais fácil entender qual a finalidade do conteúdo, assim como a persona, as estratégias utilizadas e as métricas obtidas. 

 

Para documentar todas essas etapas, existem ferramentas que podem ajudar, como: Trello, Excel, Google Keep, Google Sheets e Mindmeister. Portanto, independentemente do tipo de negócio que você possui, não deixe de documentar todas as etapas de criação de seu site.

3. Escolha o nome e o domínio

Em linhas gerais, o domínio é um string, ou seja, uma sequência de caracteres, as quais servem para identificar um site específico. Por outro lado, o endereço é toda a sequência que aponta uma página ou um recurso. 

 

No endereço de sua página podem existir diferentes informações, como os diretórios e subdomínios. Através desses elementos, é possível identificar o que está sendo buscado na página. 

 

Caso não saiba como ter um domínio, não há motivos para se preocupar! Afinal, o procedimento para criar um é simples, embora a maioria das pessoas pense o contrário. Mas para chegar a esse ponto, é importante definir diferentes elementos antes. 

 

Assim que você escolher o domínio para o seu site, o próximo passo é verificar se ele está disponível. Existem vários sites que permitem registrar o domínio, os quais fazem a busca de diferentes países simultaneamente. 

 

4. Escolha a sua plataforma

A maioria das pessoas partem diretamente para a escolha da hospedagem ao criar sites. Porém, antes de realizar isso, é necessário saber qual é a estrutura e o que fará ele funcionar. 

 

Essa sigla é conhecida como CMS (Content Management System), que significa “Sistema de Gerenciamento de Conteúdos”. Em linhas gerais, essa é a estrutura que realiza o funcionamento de seu site.

 

Lembre-se de escolher com cuidado a plataforma do seu site. Afinal, o programa deve criar páginas, tornar o seu conteúdo elegível e gerar links. Também é necessário escolher uma plataforma que permita gerenciar todas as suas páginas, assim como os posts.

Você também pode gostar...