Tecnologia

Como ser listado em primeiro lugar no Google

Olá caro leitor! Estou aqui por mais uma semana e desta vez vou dar algumas orientações para você aparecer primeiro no Google.

E é que conseguir a primeira posição do Google é, sem dúvida, uma das tarefas mais complexas no mundo do marketing.

Na verdade, apenas posicionar uma página na primeira posição do Google sem pagar (Via SEO) vai depender de mais de 200 fatores.

Por isso, neste post vou te dar um guia rápido de como aparecer no Google primeiro pagando e sem pagar.

Além disso, vou te ensinar a conhecer sua posição no Google para que você possa monitorá-la e ver sua evolução.

Portanto, não estou mais entretido, pois há muito a dizer.

Vamos com isso!

 

Como ficar em primeiro lugar no Google?

Se você quer saber como ser o primeiro no Google, a primeira coisa que você precisa saber é que haverá dois métodos para fazer isso:

Saia em primeiro lugar do Google pagando através do Google Ads (mais conhecido como SEM).

Vá primeiro no Google de graça e sem pagar graças ao posicionamento na web (mais conhecido como SEO). Possivelmente demande investimento em uma agência link building dependendo da concorrência do seu nicho.

Sobre essa guerra ao optar por um ou outro ramo do marketing já falei neste post sobre SEO vs SEM .

 

Método 1. Pagar a Google para aparecer primeiro

Como você já deve ter visto, ao pagar o Google para aparecer primeiro , haverá a opção de pagar o próprio buscador e optar pelo seu sistema de anúncios Google Ads.

De qualquer forma, você deve saber que ser o primeiro no Google pagando será fácil desde que você tenha dinheiro, pois o Google cobrará por cada clique que for feito em seu anúncio.

Portanto, através deste sistema você poderá aparecer primeiro no Google pagando (sim, com o sinal do anúncio) como você verá na imagem a seguir:

De qualquer forma, a chave para aparecer primeiro no Google Ads será a concorrência.

Quanto mais concorrência uma palavra-chave tiver, mais difícil e caro será aparecer primeiro no Google para ela.

De qualquer forma, a publicidade paga (SEM) no Google será uma ciência e dependerá de muitos fatores.

Lembre-se de que, para cada termo de pesquisa ou palavra-chave, o Google exibirá alguns outros anúncios em uma determinada ordem com base no resultado do leilão de posição que realiza entre os diferentes concorrentes dessa palavra-chave.

Portanto, os principais fatores que o Google levará em consideração ao determinar a primeira posição de pagamento no Google serão:

Preço a pagar por palavra-chave. Quanto mais os concorrentes fizerem lances por uma palavra-chave, mais custará você aparecer primeiro no Google pagando.

Qualidade do URL de destino . Se você der um lance no Google para a palavra-chave “sapatos vermelhos” e quando os usuários clicarem em seu anúncio você os direcionar para um URL de sapatos verdes, seu nível de qualidade para esse URL seria baixo, pois a palavra-chave em que você apostaria não corresponderia à conteúdo que você ofereceria ao usuário.

Portanto, quanto menor o nível de qualidade, mais caro será o clique no seu anúncio.

Otimização do site. Ou seja, aqui o SEO Onpage também influenciará e, por isso, você deve verificar os cabeçalhos, textos, imagens, etc. na URL de cada anúncio.

A velocidade da web. Como sempre, o Google reduzirá o lance de palavra-chave para todas as páginas da web que são mais rápidas que a concorrência.

 

Método 2. Classifique no Google gratuitamente

Para aparecer e se posicionar no Google gratuitamente, basta ter uma página web indexável e o próprio mecanismo de busca incluirá você automaticamente em seus índices de resultados (mais conhecidos como SERPs do Google ).

De qualquer forma, quando se trata de se posicionar no Google sem pagar, o mais importante será realizar práticas de White Hat SEO que permitem chegar à primeira posição sem ser penalizado pelo Google .

Por isso, se você quer aprender a posicionar seu site no Google sem pagar, recomendo que leia cada um dos artigos deste blog sobre SEO (ou se preferir, contrate uma consultoria de seo).

Com eles, você terá as ferramentas necessárias para aparecer e posicionar seu site no Google de forma totalmente gratuita.

 

Como aparecer no Google de forma simples?

Devo admitir, caro leitor, que anteriormente não lhe contei toda a verdade.

Não ter uma página da web indexável aparecerá automaticamente no Google.

Para que sua página da web apareça no Google, você deve indexá-la e pode conseguir isso:

A ferramenta de SEO do Google Search Console e seu sistema de envio de URLs para serem indexados.

  • Envio de sitemaps para o Google diretamente do Search Console.
  • Obtendo backlinks para seu site (comprar links).
  • Utilizando indexadores de enlaces.
  • Enviando tráfico web referral da suas páginas web.
  • Facilitando o acesso dos bots do Google .

P.S. Aparecer no Google será gratuito (desde que você realize um bom posicionamento de SEO) mas para isso você deve permitir que os bots do Google acessem seu site e não proibir o acesso deles através do arquivo robots.txt .

Você também pode gostar...