Faça cursos gratuitos online
Tecnologia

Vantagens e desvantagens de um escritório virtual

As vantagens de um endereço de escritório virtual

As vantagens mais significativas de adquirir um espaço de escritório virtual incluem o seguinte:

 

Flexibilidade. Você ainda trabalha predominante ou totalmente remotamente, e sua equipe também pode. Isso significa que nenhum de vocês está necessariamente restrito por localização geográfica, e você pode contratar as melhores pessoas para o trabalho, não importa onde elas estejam.

 

Você também pode manter seu horário de trabalho como achar melhor e ainda optar por trabalhar em casa de pijama, se quiser. 

 

Custos mais baixos do que alugar um espaço de escritório convencional. Você não está alugando um escritório inteiro grande o suficiente para acomodar toda a sua equipe diariamente. 

 

Isso significa que você também não precisa mobiliar um escritório, se preocupar com o seguro do locatário comercial ou contas de serviços públicos. Você também ganha acesso a alguns serviços como assistentes ou recepcionistas, o que é muito mais acessível do que empregar alguém em tempo integral.

 

Acesso a serviços adicionais. Já mencionamos isso, mas uma grande vantagem dos escritórios virtuais são os serviços que eles oferecem, como assistentes virtuais, serviços de atendimento, recepcionistas no escritório e teleconferência. 

 

Eles também podem oferecer serviços de correspondência e podem receber correspondência física para você. Isso significa que você nunca perderá uma entrega que precisa ser assinada e, idealmente, todas as chamadas de clientes serão atendidas por pelo menos uma recepcionista virtual para um toque pessoal antes de serem enviadas para seu correio de voz. 

 

É muito mais fácil obter todos esses serviços por meio de uma fonte em vez de tentar pagar e gerenciá-los por meio de serviços ou contratados individuais exclusivos; portanto, se você precisar desses benefícios, um escritório virtual é uma ótima opção a ser considerada. 

 

Aparência estabelecida e profissional. Startups e negócios são mais comuns do que nunca e, em alguns casos, também é mais difícil conquistar a confiança do cliente e demonstrar credibilidade, pois “todo mundo possui seu próprio negócio”. 

 

Ter um endereço comercial físico em um edifício estabelecido e um local onde você possa encontrar sua equipe está praticamente estabelecido e ajuda a incutir a confiança do cliente em sua marca.

 

Sem preocupações de manutenção. Você não precisa substituir aquelas cadeiras rangentes ou se preocupar com o que acontecerá com o prédio durante um grande desastre natural.

 

 A manutenção do prédio em si não é um problema para o seu negócio, então você pode se concentrar apenas no crescimento da sua marca.

 

Uma camada adicional de privacidade e segurança. Muitas startups e pequenas empresas que trabalham remotamente não possuem um verdadeiro escritório físico. Isso significa que o endereço residencial do proprietário da empresa geralmente é listado em tudo, desde licenças comerciais públicas a diretórios comerciais on-line e até mesmo em contratos de clientes. 

 

Isso pode representar um problema de privacidade e segurança, pois as pessoas podem encontrar facilmente seu endereço residencial com uma pesquisa rápida no Google com sua empresa. Com um escritório virtual, você obtém um endereço fiscal de campinas para correspondência físico que pode ser listado em todos os documentos oficiais, dificultando a localização de seu endereço residencial pessoal. 

 

E se você estiver usando o serviço de atendimento virtual como sua linha comercial principal, poderá impedir que os clientes também tenham acesso ao seu número de telefone pessoal (embora obter uma linha comercial virtual geralmente seja uma boa ligação).

 

Endereço fixo com baixos custos indiretos. Um endereço fixo e permanente pode ser um grande trunfo quando você está administrando seus negócios. 

 

Você sabia que, em alguns estados, você precisa pagar para atualizar a documentação da licença comercial se o endereço comercial mudar durante o ano? Isso pode ser algumas centenas de dólares extras, dependendo do estado. 

 

É muito trabalhoso atualizar cada cliente, instituição financeira e serviço comercial toda vez que você muda de apartamento ou local de residência. Ter um único endereço fixo enquanto você se movimenta é um ativo, especialmente se você estiver apenas se deslocando pela mesma cidade e quiser algo mais estável. 

 

As desvantagens de um endereço fiscal para empresas

Embora haja benefícios claros em alugar um espaço de escritório virtual, existem algumas desvantagens que os empresários também devem considerar. Estes incluem o seguinte:

 

O uso dos escritórios requer planejamento. 

 

Seu espaço de escritório virtual não  é automaticamente equivalente a um espaço de coworking, onde você paga uma taxa fixa e reserva uma única mesa ou até mesmo uma sala de conferência meses a fio. 

 

Se você quiser fazer uma reunião no escritório, talvez seja necessário planejar com antecedência para reservar essa sala de conferência ou garantir que ela esteja disponível. Isso pode ser difícil se um dos maiores atrativos para o seu negócio é ter um local para atender clientes regularmente.

 

Pode haver serviços limitados disponíveis. Assim como as salas de conferência às vezes nem sempre estão disponíveis, pode haver serviços limitados de teleconferência e videoconferência disponíveis a qualquer momento. Planejar com antecedência é possível, mas pode ser um desafio extra para empresas de ritmo acelerado.

 

Pode haver acesso restrito. 

 

É possível que sua associação conceda acesso ao escritório apenas alguns dias por semana ou durante determinados horários. É bastante comum que os escritórios virtuais forneçam acesso no máximo durante o horário de trabalho padrão e apenas durante a semana.

 

Você não está trabalhando no mesmo lugar que sua equipe. Trabalhar remotamente não funciona para todas as equipes, especialmente se estiver acontecendo em tempo integral, sem dias de trabalho. 

 

Algumas equipes são mais eficazes no escritório se seus trabalhos são difíceis de colaborar em uma base virtual, e isso impede que as equipes se conheçam bem e estabeleçam relacionamentos mais pessoais. 

 

Embora muitas equipes sejam tão produtivas trabalhando remotamente (se não mais) do que no escritório, isso pode não ser verdade para todas as equipes.

 

Você também pode gostar...