Você, que gosta de ter um carro diferenciado, mas sem abrir mão da beleza e cuidado com o seu bem, não pode deixar de conhecer a técnica de envelopamento. Mas fica a questão: será que vale a pena? É isso que discutiremos hoje. Acompanhe!
Mas o que é exatamente o envelopamento?
O envelopamento de veículos é um processo de aplicação de um adesivo sobre toda a carroceria do carro, modificando sua aparência original. A aplicação deste adesivo pode ser feita em dois processos: aplicando um adesivo do tamanho do carro ou utilizando um spray adesivo que, após a aplicação, torna-se um adesivo inteiriço.
O envelopamento líquido funciona de maneira simples: a tinta passada sobre o carro seca e vira uma película, não havendo necessidade de colagem (como no vinil) e eliminando chances de bolhas ou deformações no adesivo. Esse método também protege a pintura de riscos e permite que o carro seja lavado com bucha, além de não necessitar de emendas temporárias (caso do envelopamento comum).
Ambos os processos são eficazes. Os adesivos podem ser coloridos ou transparentes. Na verdade, a opção sem cor é uma película protetora de toque emborrachado, que mantém a cor original e protege a lataria de riscos e dos raios do sol.
Quais as vantagens de envelopar o carro?
Sem dúvida, o sol é um dos maiores inimigos da conservação da pintura do seu carro. Os raios UV (ultravioletas) são responsáveis pelo desgaste da tinta com o passar dos anos, deixando uma cor opaca e sem aquele brilho de carro novo.
O envelopamento de carros é ótimo para proteger a pintura, seja novo ou usado, e serve, inclusive, para quem quer esconder aquele amassadinho ou arranhão, sem ter de deixar o carro na funilaria. Quem não possui um lugar adequado para guardar o carro, como uma garagem coberta e sem incidência da luz do sol, também deve considerá-lo.
Mitos desvendados sobre envelopamento
A moda de envelopar o carro com película fosca começou há alguns anos e ainda hoje muita gente manda fazê-lo, seja porque acha bonito ou porque deseja proteger a pintura do carro.
No entanto, o envelopamento veicular ainda guarda alguns mitos e muita gente ainda tem preconceito contra ele, pois acha que, em vez de proteger a pintura, o envelopamento pode danificá-la.
Para provar que a pintura do carro pode ser protegida e manter as cores originais com as quais ele saiu de fábrica, sem riscos nem arranhados, já é possível aplicar o envelopamento transparente.
Mas, afinal, vale a pena mandar envelopar o carro?
A resposta é sim, vale a pena, desde que o envelopamento seja feito por profissionais realmente qualificados na técnica e que seja usada uma película de boa qualidade.
É importante lembrar que o envelopamento não danifica a pintura do veículo. Tal risco só acontece se, durante a colocação ou retirada da película, o profissional arranhar a pintura do carro. Essa ocorrência é nula, desde que a pessoa que aplique a película na pintura do carro seja realmente qualificada para o serviço.
Ao contrário do que muitos imaginam, a película pode ser retirada com facilidade, mesmo que tenham se passado anos da execução do envelopamento, a pintura estará com as mesmas condições do dia em que o carro foi envelopado.
A pintura pode estar com cores diferentes em partes distintas do carro?
Somente se uma parte do carro for envelopada e outra não, já que a parte não envelopada vai sofrer a ação do tempo enquanto a outra estará protegida.
Envelopar um carro com a pintura que está toda feia é mais rápido e barato que pintar o veículo e o resultado pode durar anos se forem seguidos os cuidados de manutenção e limpeza do envelopamento.
Artigo enviado pela equipe do site Tabela Fipe. Acesse o portal e consulte o preço de qualquer veiculo nacional e importado.