casa e decoração

Fragrâncias em terapia: o que realmente é aromaterapia?

É sabido que os cheiros podem despertar memórias e evocar emoções. Algumas fragrâncias também podem ser usadas para fins terapêuticos no contexto da chamada aromaterapia. O que significa e quando é usado?

Na aromaterapia, os óleos vegetais essenciais são usados ​​terapeuticamente. A terapia é baseada na ideia de que cheiros e fragrâncias abordam sentimentos e memórias que estão profundamente enraizados na memória e os trazem à consciência. 

Além disso, os cheiros podem ter uma influência positiva no estado emocional e ajudar a ativar os poderes de autocura. A inalação das fragrâncias também tem efeito desinfetante, expectorante e antiespasmódico.

O que é aromaterapia?

 

Na aromaterapia, os óleos essenciais são usados ​​para ter um efeito positivo no corpo. Isso pode ser para fins de relaxamento e bem-estar ou para o tratamento de queixas físicas ou psicológicas. Na aromaterapia, os óleos essenciais são aplicados principalmente no corpo, massageados ou usados ​​como aromaterapia. 

Importante: Por favor, observe as instruções/precauções nos produtos antes de usar. Os óleos de fragrância ambiente, por exemplo, não devem entrar em contato com a pele ou penetrar no trato respiratório.

 

O que são óleos essenciais?

 

Os óleos essenciais são essências obtidas de plantas perfumadas e aromáticas. Podem ser folhas, flores ou raízes das plantas. Os óleos essenciais são, portanto, fitonutrientes altamente concentrados com uma ampla gama de efeitos.

As essências perfumadas têm um efeito direto na psique humana por meio de seu perfume e podem, portanto, influenciar o bem-estar.

Como os óleos essenciais são usados ​​medicinalmente?

Supõe-se que os óleos aromáticos atuam de duas maneiras: os óleos passam pela pele, chegam ao sangue e, portanto, aos tecidos e órgãos individuais, onde obtêm efeitos diretos. As fragrâncias também são absorvidas por receptores na membrana mucosa nasal e alcançam o centro olfativo no cérebro por meio dos nervos olfatórios.

O uso mais comum é a inalação de óleos aromáticos. O líquido é colocado em uma pedra aromática ou em uma lâmpada aromática, onde se evapora e se distribui no ar ambiente. 

No entanto, muitos óleos essenciais também são usados ​​na forma de fricções, massagens e como aditivos em cataplasmas, compressas e banhos curativos. Como aditivo para o banho, deve-se misturar os óleos essenciais com creme, mel ou uma base de sabonete neutro para que se dissolvam bem.

Tipos de aplicações da aromaterapia

 

Existe um óleo essencial ou uma combinação de diferentes óleos para cada necessidade e cada estado de espírito. As propriedades benéficas dos óleos podem ser usadas de maneira direcionada para refrescar o corpo e a mente, para dar calma ou para trazer harmonia ao ambiente. 

Com a ajuda da aromaterapia, você pode aprender a ter consciência dos cheiros da natureza e a usá-los de acordo. Existem muitas maneiras de incorporar óleos essenciais em sua vida cotidiana. Por exemplo, as aplicações de aromaterapia são possíveis através da fragrância do ambiente, como massagens aromáticas ou banhos perfumados.

1. Fragrâncias de ambiente agradáveis

A aromaterapia com fragrâncias de ambiente é a forma mais simples e, ao mesmo tempo, a mais popular de aromaterapia. Você pode influenciar o ambiente da sala com óleos essenciais que evaporam. 

Tudo que você precisa para uma fragrância agradável para o ambiente é um óleo essencial e um nebulizador ambiente ou um difusor de aroma. Normalmente, três a quinze gotas de óleo essencial são suficientes para refrescar seus quartos.

Aplicação: Coloque algumas gotas na tigela da lâmpada de fragrância cheia de água e deixe evaporar.

Importante: os óleos de fragrância ambiente destinam-se apenas a refrescar o ar ambiente. Os óleos nunca devem atingir a pele ou as vias respiratórias!

2. Massagens relaxantes

 

Outro uso muito popular da aromaterapia é a massagem. A massagem em si tem um efeito relaxante, e os óleos essenciais também podem aumentar o efeito relaxante. Há uma variedade de óleos de massagem aos quais são adicionados óleos essenciais. 

3. Banhos relaxantes

 

Os banhos são um antigo ritual de limpeza externa e interna. Eles são uma variante calmante da aromaterapia é uma ótima maneira de relaxar e rejuvenescer. Um banho quente faz maravilhas, especialmente após um dia cansativo. 

 

Os banhos também podem apoiar o corpo com resfriados leves. Os óleos de banho ou aditivos com óleos essenciais estão disponíveis em uma ampla variedade de nuances de aroma. 

 

Você também pode gostar...