Por que sua “mentalidade de dinheiro” é importante? 
Finanças

Por que sua “mentalidade de dinheiro” é importante? 

Leia o artigo e descubra por que sua “mentalidade de dinheiro” é importante!

Por que sua “mentalidade de dinheiro” é importante? Saiba como o pensamento em relação ao dinheiro, afeta nossas decisões.  

Em muitos livros sobre educação financeira, filmes relacionados e dicionário de finanças, podemos nos deparar com esse termo, mas, afinal, o que é uma “mentalidade de dinheiro”? Simplesmente, este termo se refere as suas crenças centrais específicas e individuais sobre o dinheiro, em relação a como ele afeta a vida dos indivíduos e funciona no mundo. 

Por que sua mentalidade de dinheiro é importante? 

Se você está sempre preocupado com dinheiro, é impossível lidar com isso de forma eficaz, especialmente quando não conhece sua mentalidade financeira. Quando você não entende suas próprias motivações, pode procrastinar. E quando se trata de metas financeiras, até mesmo um pouco de procrastinação tem um impacto enorme. 

Há quantos anos você diz que vai colocar suas finanças em ordem? Um ano? Cinco? Isso pode prejudicá-lo de maneira que você nem mesmo percebe. Se você hesitar por muito tempo e perder até mesmo alguns anos de poupança para a aposentadoria, ou se mantiver esse dinheiro em uma conta de poupança com juros baixos enquanto descobre o que fazer, pode custar muito dinheiro em perdas, afetando o seu crescimento. 

Assista filmes no Mega Filmes, seu melhor site para assistis os últimos lançamentos.

Como você descobre qual é a sua mentalidade de dinheiro? 

Embora cada pessoal tenha uma mentalidade única, acho que se enquadram em 1 de 4 mentalidades de dinheiro: 

  • Doadores: Pessoas que sempre colocam os outros antes de si mesmas, sejam seus filhos ou instituições de caridade. 
  • Guardiões: Aqueles que são fanaticamente frugais ou para os quais nenhuma quantia de dinheiro é suficiente. 
  • Fazedores de alegrias: essas pessoas vivem apenas para o dia de hoje e gostam de espalhar sua fortuna por aí. 
  • Perfeccionistas: Pessoas que ficam paralisadas com a vasta quantidade de informações e escolhas relacionadas ao dinheiro e, em vez disso, não fazem nada. 

O que quer que você chame a si mesmo não é importante. O que é importante, porém, é entender por que você faz as escolhas financeiras que faz e reconhecer os padrões que se repetem. Você pode fazer os seguintes exercícios: 

Discutindo as primeiras experiências em torno do dinheiro: Os padrões de dinheiro geralmente começam quando somos crianças. 

  • Determinando padrões de gastos repetidos: Quais são as escolhas e erros em torno do dinheiro que você continua fazendo continuamente? 
  • Identificando seus valores: Por que identificar seus valores? Porque descobrir o que é mais importante para você traz clareza e responsabiliza você. 
  • Escrevendo seu histórico de dinheiro em um formato de história: muitas vezes é mais fácil entender sua mentalidade de dinheiro olhando de uma perspectiva narrativa em vez de numérica. 

Como sua mentalidade de dinheiro aparece em sua vida? 

Por que sua “mentalidade de dinheiro” é importante? 

A mentalidade do dinheiro aparece como a discussão recorrente que você tem com seu cônjuge a respeito de dinheiro ou como o medo constante de nunca ter dinheiro suficiente. Ele pode se infiltrar em seus negócios porque nunca cobra o suficiente pelo seu trabalho ou porque tem medo de pedir um salário mais alto. 

Muito do pensamento em torno da mentalidade de dinheiro gira em torno de mentalidades de dinheiro boas e ruins. Não acho que o que é importante sobre a sua mentalidade de dinheiro é sentir vergonha ou se esforçar para ser algo diferente. 

Em vez disso, a chave sobre a mentalidade do dinheiro é entender qual é a sua mentalidade padrão e descobrir como trabalhar com ela. Se você entende sua mentalidade, pode mantê-la em primeiro lugar ao fazer escolhas ou tentar superar um desafio. Você pode usar essa compreensão para quebrar padrões e traçar um curso diferente para você. 

O dicionário Merriam-Webster define mentalidade como “uma atitude ou inclinação mental”. Se o dinheiro faz o mundo girar, compreender nossas atitudes e inclinações em relação ao dinheiro não é a coisa mais importante que podemos fazer por nós mesmos? Reflita!

Você também pode gostar...