O avanço da informática nos últimos anos
Tecnologia

O avanço da informática nos últimos anos

O avanço da informática nos últimos anos

Os avanços da tecnologia trouxeram mudanças significativas para a sociedade, tanto em casa quanto no trabalho.

 

Falar sobre as mudanças na última década é falar sobre a Indústria 4.0 ou a quarta revolução industrial, impulsionada pela digitalização, conectividade, Internet das Coisas e máquinas acostumadas a pensar.

 

Desenvolvimento de tecnologias e suas soluções para o dia a dia

Você comprou entretenimento nos últimos anos da mesma forma que há 10 anos? Sim, essa é uma pergunta retórica, apenas para despertar sua memória, pois com o avanço da tecnologia, parece que tudo está mudando tão rápido que não percebemos o quanto vai mudar em uma década.

O avanço da informática nos últimos anos

Com o avanço da tecnologia, a era da cultura de dados se consolidou e veio para melhorar nossa experiência no mundo digital como usuários e consumidores, mas também gerou debates importantes sobre segurança cibernética, incluindo a criação de novas leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – No. 13 709).

 

Uma coisa é certa: os avanços da tecnologia estão facilitando nosso dia a dia, oferecendo melhores soluções para muito do que fazemos para melhorar a qualidade de nossas vidas. Isso inclui cuidar do meio ambiente, levando ao surgimento de tecnologias sustentáveis.

 

Esta notícia muda a forma como interagimos com as pessoas, com as coisas, com o mundo que nos rodeia, e isso acaba afetando a forma como consumimos, tendo um impacto direto na economia, o que, por sua vez, obriga as empresas a otimizar seus processos e contribuir com mudanças. … como eles produzem produtos e serviços, e como os funcionários (ou máquinas) trabalham.

 

Mudanças nas empresas

Os avanços tecnológicos trouxeram benefícios reais, desde a gestão de pessoas até a gestão de projetos. Aqui estão alguns exemplos de funções:

 

  • Big data são avanços na tecnologia que geraram grandes quantidades de dados valiosos.

 

  • Analytics que analisam dados e fornecem insights, prevêem problemas, retenção de clientes e talentos e avanços tecnológicos que mantêm a empresa competitiva.

 

  • Blockchain é uma inovação em tecnologia que descentralizou medidas de segurança de dados e possibilitou processos digitais mais seguros, como assinatura de contratos e registro de documentos.

 

De acordo com um estudo do Gartner Inc., a inteligência artificial, avançou em tecnologias que agilizam processos e tornam as tarefas mais fáceis, trazendo mais de US $15,7 trilhões para a economia global até 2030.

A computação em nuvem, ou armazenamento de informações e software na nuvem, foi um avanço tecnológico que aumentou a segurança das informações por meio da criptografia e tornou possível acessar documentos de qualquer lugar. É graças a esse avanço da tecnologia que o controle remoto de equipamentos se tornou possível.

 

Os benefícios vão muito além da modernização dos negócios. Os benefícios da transformação digital impulsionada pela tecnologia incluem:

 

  • Reduza custos: automatizando processos e cultura de dados, você pode obter flexibilidade e determinar o custo de tempo e recursos.

 

  • Produtividade aumentada. Com um fluxo de trabalho automatizado, o envolvimento da equipe aumenta, o retrabalho é reduzido e a equipe começa a trabalhar mais usando os mesmos recursos. Mais fundos podem ser investidos em estratégias ao longo do tempo.

 

  • Qualidade aprimorada: ao padronizar e automatizar processos anteriormente manuais, os erros são reduzidos e a qualidade é aumentada.

 

Com a inteligência artificial no controle, com um software que organiza as informações e gerencia tarefas, o líder monitora os desenvolvimentos tecnológicos, melhora a comunicação com a equipe e as partes interessadas e ainda tem acesso a diagnósticos reais da rentabilidade do projeto, clientes e eficácia da equipe onde quer que estejam. Isso facilita sua gestão, precificação e tomada de decisões.

Pandemia, progresso tecnológico e transformação digital

A pandemia Covid-19 se tornou um importante marcador desta década. O distanciamento social obrigatório mudou todas as rotinas diárias. Os avanços na tecnologia tornaram possíveis atividades remotas importantes, como manter contato com amigos e familiares, ir bem na escola e salvar muitos negócios e empregos.

 

Com menos pessoas andando nas ruas, o marketing digital se intensificou e as vendas online dispararam. Para se ter uma ideia, em 2020, o e-commerce no Brasil cresceu mais do que em seus 20 anos de existência.

 

Porém, apesar do Brasil já ser um pólo de tecnologia, para muitas empresas – e para muitas pessoas – a transformação digital e o contato com o desenvolvimento de tecnologia só foi possível por causa das mudanças que foram exigidas neste período.

 

No entanto, uma pesquisa Samba Digital 2020 com mais de 100 executivos nacionais, principalmente de tecnologia e inovação, constatou que 85% das empresas que afirmam não ter iniciativas de transformação digital já perceberam isso. Como é importante prestar atenção ao tema, porque quem não se adaptou, infelizmente, ficou para trás.

 

De acordo com a avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) “Rumo a uma Era Digital no Brasil”, “A implementação bem-sucedida de políticas digitais é vital para garantir os benefícios da transformação digital, como aumento da produtividade e melhoria da qualidade de vida. -ser compartilhado por economias e sociedades. “

 

Para ser bem-sucedido nos tempos atuais é essencial acompanhar o avanço da tecnologia, então nada melhor do que um curso de Informática Avançada!

 

Continue lendo em nosso site!

Você também pode gostar...