Finanças

Como usar o simulador de financiamento da Caixa?

Se você tem interesse em adquirir um imóvel, já deve saber que a Caixa Econômica possui vários programas que facilitam esse processo em parceria com o Governo Federal. Porém, nem tudo é um mar de rosas. É necessária uma tremenda burocracia, desde a apresentação dos documentos até a simulação dos valores, que muitas vezes é feita manualmente.

Para auxiliar os interessados, a Caixa Econômica criou o Simulador Habitação CAIXA. É a alternativa eletrônica mais viável para que os interessados possam simplificar os processos de cálculos e simulação de valores, além de conferir com segurança a quantidade de prestações e os prazos para que haja uma compra correta do seu imóvel pelo financiamento.

Usando o simulador de financiamento Caixa

Para utilizar o simulador de financiamento CAIXA, você deve clicar aqui (link: http://www8.caixa.gov.br/siopiinternet/simulaOperacaoInternet.do?method=inicializarCasoUso). Tendo acessado a página você já pode simular os dois tipos possíveis de financiamento, que são: o Crédito Aporte e o Residencial.

Para começar a simulação, você não precisa de nenhum documento em mãos, e não há muitas exigências quanto ao uso. Basta ter em mente um valor aproximado do imóvel desejado, e apresentar a renda familiar exata, que é apurada pela soma dos salários de todos os familiares em sua casa, desde que os mesmos exerçam qualquer atividade que seja comprovadamente remunerada.

É necessário preencher o formulário requerido na página principal do simulador. Após o preenchimento, você poderá mudar os valores de entrada, e também o prazo do financiamento. O simulador lhe dá as principais informações sobre os documentos, e as principais orientações para que o processo de aquisição do imóvel possa ocorrer da melhor forma possível.

É importante que você saiba que os resultados dados pelo simulador não representam uma proposta real, e valem apenas como uma simulação para que você possa ter uma média em mente do que será necessário.

Os valores dados pelo simulador pode sofrer diversas alterações de acordo com a apuração da Caixa Econômica FEDERAL. Podem haver mudanças nas taxas, nos prazos e até mesmo nas condições. É importante também que você esteja de olho nas condições e exigências do programa para a sua região.

Portanto, ao usar o simulador de financiamento da CAIXA, esteja atento a tudo o que lhe é pedido, e usando os valores verdadeiros sobre a sua renda e o imóvel desejado, você poderá chegar a uma simulação aproximada dos valores e prazos reais de aquisição no financiamento.

Você também pode gostar...