Blog

Vale a pena fazer curso de costura?

Vale a pena fazer curso de Costura? você provavelmente pensa nisso como um hobby que sua avó adotou para preencher seus dias de aposentadoria. Mas adivinhem? É muito mais do que um hobby para pessoas idosas. Costurar é para todas as idades, qualquer sexo e para muitos propósitos – não é apenas um passatempo, além disso, é possível montar um negócio.

Portanto, antes de descartar completamente a ideia, vamos tentar convencê-lo por que vale a pena fazer uma aula de costura.

Vale a pena fazer curso de costura?

Ao fazer um curso de costura, você pode montar seu próprio ateliê e trabalhar com serviços específicos, por exemplo, conserto de calça esgarçada, vestidos de festa, uniformes, entre outros. Além disso, também pode conseguir vagas de emprego, entre outros.

Uma habilidade valiosa
Longe vão os dias pré-industriais, quando quase todo mundo precisava de habilidades para criar algo à mão. Não há muita necessidade de pessoas que possam fazer roupas, pois o processo foi amplamente mecanizado e otimizado para produção em massa. Mas também é exatamente por isso que é uma habilidade valiosa: poucas pessoas podem fazê-lo.

Ter uma habilidade prática como costura permite que você crie, e que não precise depender de lojas de departamento ou supermercados para suas necessidades de vestuário, podendo investir no seu próprio ateliê de costura.

Atividade terapêutica

À medida que envelhece, você percebe o quão importante é ter uma saída criativa. Mesmo se você for uma pessoa muito técnica, criar algo único é muito terapêutico. É muito libertador poder pegar uma pilha de tecido e transformá-la no que você quer.

Nada está limitando você de criar na costura. Não há regras ou limitações — e isso raramente acontece na vida! Costurar equipa você com a capacidade de explorar sua criatividade.

Sentido de realização
Aquele momento depois de terminar seu primeiro projeto de costura será um momento de muito orgulho. Você vai perceber que pegou uma pilha de tecido e linha e transformou em algo útil.

É um sentimento muito inspirador, e você se sentirá animado para experimentar suas novas habilidades encontradas. O céu é o limite em um ofício como costurar!

Confira também: Curso de people analytics – como funciona?

Economize algum dinheiro
E se lhe disséssemos que aprender essa habilidade valiosa significa que você não precisa gastar tanto? Incrível, certo?

É amplamente conhecido que saber costurar dá a você a capacidade de fazer reparos em roupas, em vez de ter que levar suas roupas a uma loja. Aqui estão alguns reparos simples que uma aula de costura pode ensinar rapidamente:

  • Costurando em um botão ausente
  • Fazendo bainha nas calças
  • Fixação de uma costura aberta
  • Fechando rasgos e rasgos em tecidos

Ser capaz de fazer esses reparos sozinho economizará um pouco de dinheiro e você poderá manter essas roupas por mais tempo.

Confira também: Caern fatura atrasada CPF2 via passo a passo

Mas você também pode economizar mais dinheiro criando itens e presentes úteis. Não é uma ótima notícia para o seu orçamento de férias? Pense em todo o dinheiro que você poderia economizar criando coisas como colchas, travesseiros, bolsas, vestidos e aventais para dar de presente para sua família e amigos. Quem não gostaria de um presente feito à mão, único e útil para as férias?

Salve o meio ambiente
Acredite ou não, a indústria têxtil gera muito lixo. Fibras, fios, corantes e produtos químicos contribuem para a poluição. Saber costurar e usar ativamente essa habilidade para reutilizar tecidos em vez de comprar da indústria têxtil minimiza sua pegada ambiental.

Apoiar brechós, vendas de quintal e seu antigo armário de linho significa que você pode reaproveitar tecidos antigos em novos itens. Uma camisa velha pode se tornar uma fronha. Cortinas podem se tornar um vestido. Os lençóis podem se tornar panos de limpeza. Não há limite para o que você pode reciclar!

Além disso, o reaproveitamento do tecido requer muito pouca habilidade de costura. Pense em todas as coisas que você pode recriar!

Um Assunto Social
Uma das melhores partes de aprender uma habilidade como costura é que você pode fazer amigos na sala de aula. Se você tem a costura como um interesse em comum, pode ter outras coisas em comum também. Conheça seus colegas costureiros!

Aprender ao lado de outros costureiros também é muito útil – você pode dar ideias uns aos outros, pedir dicas, oferecer conselhos e ajudar uns aos outros no aprendizado de novas habilidades.

Um passatempo divertido para todas as idades!
Aprender qualquer novo hobby pode ser divertido, mas costurar é especialmente divertido! Há pouca pressão, já que as aulas de costura já esperam que você seja um iniciante. Mas como pode ser assustador tentar uma coisa nova, os costureiros são muito encorajadores uns dos outros.

Até as crianças podem aprender a costurar! Assim, toda a família pode desfrutar desse hobby junto, principalmente porque a maioria das aulas é barata.

Sabemos que costura não é para todos, mas com certeza é um hobby acolhedor para quem quer aprender!

Conclusão
Costurar não é apenas uma habilidade eficiente, mas também divertida, econômica e segura para o meio ambiente! Aprender uma habilidade criativa como essa o encherá de orgulho e inspiração.

Confira também o Instagram de costureira SP, em que você pode verificar dicas de ajustes, consertos e reformas de roupas!

Você também pode gostar...